Chegou o momento de escolher a escola do seu filho e você não sabe por onde começar? Calma! Nós estamos aqui para te ajudar, afinal, a decisão da instituição que o seu filho vai frequentar é uma etapa muito importante (tanto para a criança, quanto para a família). Para deixar tudo mais simples e ajudar você, criamos um passo a passo muito objetivo.

 

          Se o seu filho já está em uma Escola de Educação Infantil e você está satisfeito com o trabalho desenvolvido, que tal ler as 6 DICAS PARA CRIAR VÍNCULOS COM A ESCOLA? Então clique aqui!

 

          Antes, precisamos lembrar que o foco deste texto é a escolha da Escola de Educação Infantil, especializada em atender crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. Preparado? Então vamos lá!

 

 

 

          PASSO 1: Pesquise!

 

          Fale com outros pais que já tenham filhos em escolinhas e peça a opinião deles. É difícil que você não conheça ninguém, mas, caso isso aconteça, outra ótima opção é procurar por referências na internet e ler o que as pessoas têm a dizer.

 

 

 

          PASSO 2: Visite

 

          Se interessou por algum lugar? Então é hora de começar as visitas! É nesse momento que você precisará prestar atenção em uma série de detalhes, afinal, é conhecendo o espaço da instituição que você descobrirá se a proposta pedagógica é concretizada ou não.

 

          Aqui está uma série de coisas que devem ser observadas:

 

         - Proximidade e localização;

         - A estrutura física deve possibilitar a movimentação e independência dos pequenos;

     - Perceba se, além dos espaços amplos, os materiais são acessíveis e adequados para a idade das crianças;

       - É importante que tenha uma área verde, ao ar livre, e cantos reservados para atividades específicas (descanso, leitura, artes). Isso estimula a capacidade de exploração e escolha dos pequenos;

         - Preste atenção na limpeza das salas, da cozinha e se os ambientes são bem arejados e confortáveis;

     - No caso de bebês, verifique se o local para a troca de fraldas e armazenamento das mamadeiras é adequado;

     - Observe como é a organização da entrada e saída de pessoas, para perceber se a escola oferece segurança aos alunos;

     - Na parte externa também preste atenção se existe muito contato com a rua e como são as cercas ou muros. Além disso, observe como está a condição do pátio;

     - Como as turmas são separadas? As proporções recomendadas de aluno x professor são: 1 professor para 6 a 8 bebês de até 2 anos; 1 professor para cada 15 crianças de até 3 anos; 1 professor para cada 20 crianças de 4 a 6 anos.

 

          Além da estrutura, também tente perceber como são os professores e como é o relacionamento deles com os pais e com os alunos.

 

 

          PASSO 3: Pergunte

 

       Além de visitar e prestar atenção nas estruturas da instituição, não tenha medo de perguntar e tirar todas as suas dúvidas. Aqui temos uma lista de questionamentos para você:

 

 

         - Qual é o projeto pedagógico?

         - Quais atividades são desenvolvidas pelas crianças?

         - Qual a formação dos professores?

         - Quem acompanha as crianças?

         - Como é a comunicação entre família e escola?

         - Como é feita a adaptação do aluno?

         - É possível visitar a criança no meio do dia?

 

 

          PASSO 4: Coloque tudo no papel

 

         Depois de pesquisar, pedir a opinião de terceiros, visitar e conhecer melhor cada possibilidade, é hora de colocar tudo no papel. Tente enxergar as vantagens e desvantagens de cada uma das escolinhas. Valores, localização, estrutura, proposta pedagógica, profissionais... Tudo. Depois, você com certeza estará mais pronto para fazer a melhor escolha para o seu pequeno ;D

 

          Você já se perguntou se o seu filho está emocionalmente saudável? Então aproveite e clique aqui para dar uma lida neste texto e conferir!

 

 

          Fontes utilizadas para o material: Gaúcha ZH  e Folha Uol